Quem Somos

 

O Programa Portal faz parte da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) da UEFS – Universidade Estadual de Feira de Santana, interior da Bahia, aprovado pelo CONSEPE, sob resolução 097/2009. São oferecidos, semestralmente, oito cursos: para a comunidade externa (nossa preocupação inicial) oferecemos os cursos de língua espanhola, língua inglesa, língua francesa e leitura e produção de textos em língua materna, leitura e produção de gêneros textuais acadêmicos; para os estudantes da graduação da UEFS oferecemos os cursos de língua inglesa, espanhola e francesa, a fim de prepará-los para a participar de programas de intercâmbio da universidade, do Governo Federal e de instituições estrangeiras;  Para os estudantes estrangeiros que estão em intercâmbio na UEFS nos cursos de graduação ou de pós-graduação, e demais interressados, promovemos o curso de  Português como Língua Estrangeira (P/LE). 

Os cursos se estruturam de forma a atender às necessidades do público a que se destinam. Para a comunidade externa: são oferecidos três módulos de línguas estrangeiras (I, II, III) em nível básico e Leitura e Produção de Textos em Língua Materna. Para os estudantes de graduação da UEFS:  disponibilizamos cursos inglês, francês, espanhol nos níveis A1, A2, B1, B2, C1 e curso de leitura e produção de gêneros textuais acadêmicos. Vale  ressaltar que por se tratarem de demandas novas, estes cursos vêm sendo gradativamente oferecidos visando alcançar todos os níveis até março de 2015. Atualmente, estão em andamento o A1, A2 e B1.  Para o público interessado em  P/LE oferecemos os níveis Básico, Intermediário, e Avançado, que podem ser feitos de forma intensiva ou extensiva. 

O programa conta com uma coordenação geral, sob responsabilidade da Profa. Ms. Iranildes Almeida de Oliveira, e quatro coordenações de área: a área de língua inglesa é coordenada pela Profa. Dra. Millena Marques Santos (UEFS) e pela Profa. Ms. Luana Moreira Reis (Voluntária); a área de língua espanhola é coordenada pelo Prof. Esp. Geovanio Nascimento (Convidado do IFBA) e pela Profa. Iranildes Almeida de Oliveira (UEFS); a área de língua francesa é coordenada pela Profa. Esp. Juliana Ribeiro (UEFS); e, finalmente, a área de língua portuguesa tem coordenação da Profa. Dra. Mariana Fagundes de Oliveira Lacerda (UEFS) e Prof. Ms. Matheus Oliveira (Voluntário)

Dispomos de 23 bolsistas/voluntários. Atendemos, em média, 700 alunos, entre graduandos, alunos da pós-graduação, alunos do ensino médio, egressos de escola pública, e estudantes de PLE . Os cursos são ministrados por professores, bolsistas, voluntários e coolaboradores externos integrantes do Programa, no próprio campus da universidade, e nos três turnos. Possuímos, também, uma sala que sedia o Programa, onde acontecem as orientações, reuniões pedagógicas e administrativas, semanais, e as matrículas semestrais.

 

 

 

 


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!