Membros

 

Coordenação:

 

Cliver Gonçalves Dias

Graduado em Letras com Habilitação em Língua Inglesa pela Universidade Estadual de Feira de Santana, tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas, Literatura e Tradução/Interpretação.

 

Geovanio Silva do Nascimento

Sou licenciado em Letras com Língua Espanhola. Curso especialização em Metodologia do Ensino de Língua Espanhola pela IBPEX em andamento. Fui professor de Espanhol do Programa PortaL: Ensino aprendizagem de línguas modernas para a cidadania, inclusão social, diálogo multi e intercultural da UEFS do qual sigo fazendo parte agora como coordenador voluntário da área de Espanhol, e sou professor de espanhol do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, atuando principalmente nos seguintes temas: Lengua Española, Linguistica Aplicada e Cultura.

 

Hely Dutra Cabral Da Fonseca

Possui graduação, com Licenciatura em Letras - Inglês e Português - pela Universidade do Vale do Paraíba (1972) - em São José dos Campos/SP; Especialização em linguística aplicada à língua inglesa, pela NorthEast London Polytechnic, em Londres/Inglaterra; Mestrado em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas (1999) e Doutorado em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas (2005), em Campinas/SP. Atualmente é professor Titular da Universidade Estadual de Feira de Santana. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Teoria e Análise Lingüística, atuando principalmente nas seguintes áreas: ensino de língua inglesa; aquisição do Português como língua estrangeira, negação e gramática do português; trabalhando dentro Teoria de Princípios e Parâmetros.

 

Humberto Luiz Lima de Oliveira

Filósofo de formação (UCSAL) , também possui graduação em Letras Com Francês pela Universidade Estadual de Feira de Santana (1993). Mestrado em Letras pela Universidade Federal da Bahia (1998) e doutorado em Literatura comparada - Université d' Artois (França -2009). Fundador do Núcleo de Estudos Canadenses da UEFS (1998), foi Vice-Presidente da ABECAN- Associação Brasileira de Estudos Canadenses e Representante do Brasil na RELEC - Rede latino-americana de Estudos canadenses. Em 2002 cria o Projeto PORTAL: aprendizaem de línguas estrangeiras modernas de grande circulação para a cidadania, oferecendo cursos de Inglês, Francês e Espanhol para egressos da rede pública do ensino médio. Em 2008, na UEFS, cria o CELCFAAM- Centro de Estudos em Literaturas e Culturas franco-afro-americanas. Dentre suas publicações encontram-se coletâneas de ensaios em parceria com outros colegas, capítulos de livros e artigos publicados no Brasil e no Exterior. Atuou também como Diretor de unidade de ensino fundamental e médio nas redes pública e privada. Professor de Ética e Filosofia da FAT e FTC. A fim de incentivar o aprendizado da língua francesa cria os Projetos "FRANCÊS AO ALCANCE DE TODOS" e "OFICINAS MOTIVACIONAIS PARA A APRENDIZAGEM DE FLE". Atualmente é professor adjunto em Língua e Literatura francesas da Universidade Estadual de Feira de Santana. Sua linha de pesquisa incide sobre a Literatura Comparada, com ênfase nos seguintes temas: alteridade cultura contemporânea, ética e educação. Dentre suas metas para 2013 estão o lançamento de uma revista literária eletrônica e a pesquisa sobre Ética e Compaixão.

 

Iranildes Almeida de Oliveira Lima

Mestre em Linguística pela Universidade de Alcalá, e com o projeto de tese “Tratamiento lexicográfico de los marcadores del discurso español/portugués” obteve o DEA (“Diploma de Estudios Avanzados de Doctorado”), Especialização em Língua e Literatura Espanholas pela Universidad Complutense de Madrid – Bolsista AECI, Especialização em Lingüística Aplicada ao Ensino do Português pela UEFS, Especialização em Língua Española pela UEFS. Atualmente é doutoranda em Linguística Aplicada pela Universidade de Alcalá. É professora de Língua espanhola da Universidade Estadual de Feira de Santana, tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas, atuando principalmente nos seguintes temas: pragmática, marcadores del discurso, lexicografía e ensino do espanhol como língua estrangeira.

Juliana Ribeiro Carvalho

Possui graduação em Letras Vernáculas Com Língua Estrangeira - Francês pela Universidade Federal da Bahia (2007).Trabalhou na área de Teoria Literária, nos seguintes temas: migrações, múltiplos e escritor, mas atua principalmente no ensino de língua estrangeira.

 

Kássia da Silva Santana

Possui graduação em Letras com Espanhol pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2002). Especialização em Filologia Hispânica pelo Consejo Superior de Investigaciones Científicas (CSIC) Madri - Espanha (2006). Atualmente é professora de espanhol no Programa Palle/Portal na Universidade Estadual de Feira de Santana.

 

Liz Sandra Souza e Souza 

Mestre em Linguística Aplicada na área de processos formativos de professores de língua estrangeira na Universidade de Brasília (UnB) com ênfase no construto teórico competências de professores de língua estrangeira. É professora auxiliar no curso de Letras com Espanhol da Universidade Estadual de Feira de Santana e colabora no Programa de Extensão PALLE (Programa Aperfeiçoamento Língua e Literatura Estrangeiras). Tem como foco de interesse em pesquisa: formação de professores de LE, competências e ensino aprendizagem de línguas.

 

Mariana Fagundes de Oliveira

Possui Graduação em Letras Vernáculas pela Universidade Federal da Bahia (2002), Mestrado (2005) e Doutorado (2009) em Letras e Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da Universidade Federal da Bahia, com estágio de doutoramento durante seis meses, financiado pela CAPES, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa/Centro Linguístico da Universidade de Lisboa. É pesquisadora do Projeto Corpus Eletrônico de Documentos Históricos do Sertão (CE-DOHS), da Universidade Estadual de Feira de Santana, do Programa para a História da Língua Portuguesa (PROHPOR) e do programa História da Cultura Escrita no Brasil (HISCULTE), da Universidade Federal da Bahia. É integrante também da equipe baiana do Projeto para a História do Português Brasileiro (PHPB/Ba). Possui experiência como docente na área de Letras, com ênfase na história da língua portuguesa, diversidade linguística, sintaxe, semântica, produção de texto e ensino de língua portuguesa. É Professora Adjunta Nível B, em regime de Dedicação Exclusiva, da Universidade Estadual de Feira de Santana. 

 

Patricio Nunes Barreiros  

Doutor em Letras e Linguística pela Universidade Federal da Bahia, professor adjunto da Universidade Estadual de Feira de Santana e da Universidade do Estado da Bahia, desenvolve pesquisa nas áreas de Humanidades Digitais, Linguística Aplicada, Ensino de Língua Espanhola e Literatura de Língua Espanhola, Acervo de Escritores, História Cultural das Práticas de Escrita e Leitura, Crítica Textual e suas interfaces com o meio digital, e tecnologia computacional aplicada ao ensino de língua e à constituição de ambientes virtuais de aprendizagem. (Google acadêmico).

 

 

Bolsistas:

 

Bruno Dias

Tenho experiência na área de Letras, estudante graduando em Letras com Espanhol previsão para conclusão do curso em 2013 na Universidade Estadual de Feira de Santana. Trabalho como bolsista / Voluntário no Programa Portal: Ensino/aprendizagem de línguas modernas para a cidadania, inclusão social, diálogo multi e intercultural, com o ensino de Língua Espanhola nas escolas públicas da Bahia.

 

Carine Andrade Santana

Com o objetivo de fomentar o conhecimento acerca de outras culturas e línguas, sou aluna do sétimo semestre no curso de Licenciatura em Letras com Espanhol da Universidade Estadual de Feira de Santana. Nessa mesma faculdade sou monitora voluntária do Programa Portal:Programa Portal: Ensino/aprendizagem de línguas modernas para a cidadania, inclusão social, diálogo multi e intercultura ministrando aulas de português como língua estrangeira e monitora bolsista do PROFALE: Programa de Programa de Formação de Aprendizes de Língua Estrangeira, ministrando aulas de espanhol como língua estrangeira. Através da Mobilidade Estudantil fui contemplada com a Bolsa Santander e durante o período de 2013.1 estudei na Universidade Autônoma do México, onde cursei disciplinas tanto da área de cultura como de linguística. Possuo também graduação de Bacharel em Serviço Social pela Universidade Norte do Paraná, e pós graduação em Políticas Sociais e Serviço Social pela Faculdade Nobre de Feira de Santana. Durante um ano e meio fui tutora universidade pela qual me graduei, exercendo o papel de mediadora de conhecimentos entre o plano teórico e prático da área de Serviço Social.

 

Celina Bispo

 

 

Crismarie Mendes Menezes

Graduanda do curso de Letras com Língua Espanhola da Universidade Estadual de Feira de Santana. Bolsista PIBEX no Programa de Extensão Portal: ensino/aprendizagem de línguas modernas para a cidadania, inclusão social, diálogo multi e intercultural. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas 

 

Daniela França Rocha

Graduanda do curso de Licenciatura em Letras com Espanhol pela Universidade Estadual de Feira de Santana. Atua como voluntária no Programa Portal: Ensino-aprendizagem de Línguas Modernas para a Cidadania, Inclusão Social e o Diálogo Multi e Intercultural. 

 

Elaine Cristina dos Santos Costa

Atualmente é professora de Língua Espanhola. É bolsista do programa PIBID/ESPANHOL-UEFS Ministrou aulas no Projeto Universidade Para Todos; atua como professora-monitora no centro de ensino - Datty Languages International LTDA - FISK e é professora de Língua Espanhola da Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS do Programa Portal. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras com espanhol

 

Gessica dos Santos Kieronski

Graduada em Licenciatura em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual de Feira de Santana-UEFS (2013), e atualmente graduanda em Letras com Espanhol na mesma instituição.Atua como bolsista voluntária no Programa Portal: Ensino/ Aprendizagem de Línguas Modernas para a Cidadania, Inclusão Social e o Diálogo Multi e Intercultural. 

 

Hélio de Souza Aleixo Campos

Graduando na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas: Inglês. Atua como bolsista voluntário do Programa Portal: Ensino/aprendizagem de línguas modernas. 

 

Janevam da Silva Assunção

Possui graduação em LETRAS COM FRANCÊS pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS / 2010), bolsista FAPESB, e Mestrado em Estudos Linguístico também pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS / 2012), bolsista CAPES. Possui experiência na área de Lingística, com ênfase em Sociolinguística, atuando principalmente nos seguintes temas: intederminação do sujeito, variação tu/você, estudos culturais, português na américa, Feira de Santana-BA. Membro do Grupo de Pesquisa Constituição,Variação e Mudança do/no Português.

 

João Marcel Andrade Santana

Graduando em Letras com Espanhol da Universidade Estadual de Feira de Santana. Em 2013 fui aluno de Mobilidade Estudantil e cursei 1 (um) semestre na Universidade Nacional Autônoma do México - UNAM - beneficiado pelo programa de bolsas Ibero-Americanas Santander Universidades 2013 . No México cursei matérias relacionadas ao meu curso de graduação como: Linguística e Cultura. É bolsista PIBEX do Programa Portal: ensino/aprendizagem de línguas modernas para a cidadania, inclusão social, diálogo multi e intercultural, e no mesmo atua como professor para turmas de espanhol, realizando atividades pedagógicas e também integrando grupo de pesquisa relacionada ao Uso das novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) no ensino-aprendizagem de línguas materna e estrangeira.

 

Matheus Santos Oliveira

Mestrando em Estudos Linguísticos pela Universidade Estadual de Feira de Santana, com bolsa da CAPES, e graduado em Letras pela mesma universidade. Debruça-se sobre a pesquisa na área de Sociolinguística Histórica e atua como extensionista no Programa Portal (UEFS), ministrando cursos de Leitura e Produção de Textos. Possui experiência como professor de Língua Portuguesa no ensino médio das redes pública e privada. Integra os projetos de pesquisa: Programa para a História da Língua Portuguesa - PROHPOR (UFBA); Nêmesis: Estudos do Léxico e da História da Língua Portuguesa (UFBA); LINSP - Linguagem, Sociedade e Produção de Conhecimento (UEFS) e o CE-DOHS - Corpus Eletrônico de Documentos Históricos do Sertão (UEFS). 

 

Mellissa Moreira Figueiredo Barbosa

Graduanda em Letras com Língua Inglesa pela Universidade Estadual de Feira de Santana. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas.  É bolsista PIBEX do Programa Portal: ensino-aprendizagem de línguas para a cidadania, inclusão social, diálogo multi e intercultural.

 

Rodrigo Coutinho da Silva

Possui ensino-medio-segundo-graupelo Centro Integrado de Educacao Assis Chateaubriand(2010). Atualmente é Professor de Língua Espanhola da Programa Portal de Ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras modernas par e da Universidade Estadual de Feira de Santana. Tem experiência na área de Letras.

 

Rubem José Seixas Cardoso Filho

Graduando em letras com língua francesa. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras.  É bolsista PIBEX do Programa Portal: ensino-aprendizagem de línguas para a cidadania, inclusão social, diálogo multi e intercultural. 

 

Wadisllane Borges Santos 

Graduanda em Letras com Língua Inglesa pela Universidade Estadual de Feira de Santana. É bolsista PIBEX do Programa Portal: ensino-aprendizagem de línguas para a cidadania, inclusão social, diálogo multi e intercultural.

 


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!